sexta-feira, 22 de maio de 2009

Festival de Inverno de Garanhus abre inscrições

Fundarpe convoca artistas para participar do FIG 2009

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) convoca a classe artística para compor a programação cultural do 19º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2009), que será realizado entre os dias 16 e 25 de julho. As inscrições de propostas de apresentações artísticas e oficinas culturais devem ser feitas até o dia 2 de junho, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, CEP 50050-000) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O regulamento está disponível na área de Editais, dentro da aba Fomento.

O objetivo da Convocatória é construir de forma democrática a programação do evento, selecionando propostas de oficinas e apresentações culturais (shows, cortejos, palestras, seminários, performances, intervenções, espetáculos, feiras, exposições e mostras) do evento, permitindo a participação do setor artístico no processo. O número de propostas selecionadas será correspondente aos recursos orçamentários destinados ao festival.

Além de entregues diretamente no protocolo da Fundarpe, as propostas também podem ser enviadas pelos Correios – via Sedex ou correspondência registrada – endereçadas à sede da Fundação com data de postagem até o último dia de inscrição. Não serão aceitas inscrições via fax ou pela internet.

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas e jurídicas de direito privado, cujas atividades representem empreendimentos ou atos de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos.

Cada proponente poderá inscrever quantas propostas julgar conveniente, mas, no máximo, duas propostas poderão ser aprovadas em cada linguagem cultural, com exceção da área de Música – com aprovação limitada a três propostas – e de associações e cooperativas artísticas, para as quais não se aplicam os referidos limites.

LINGUAGENS – Podem ser inscritas propostas de oficinas nas seguintes linguagens: teatro; circo; dança, ópera; artes plásticas; artesanato; audiovisual; moda; gastronomia; música; literatura; fotografia; cultura popular. No quesito ‘apresentações culturais’ serão aceitas propostas para dança, teatro, ópera, circo, música e cultura popular.

SELEÇÃO – A seleção das propostas será realizada por Comissões de Seleção de cada Área/Linguagem Cultural, compostas por um membro de cada uma das quatro Macro-Regiões, um representante da Comissão Setorial da Área/Linguagem Cultural e cinco membros do poder público, indicados pela Fundarpe. O resultado da seleção será divulgado no site da Fundarpe e no Diário Oficial de Pernambuco em data a ser definida.

OFICINAS – Neste ano, o FIG prossegue com o mesmo sistema de oficinas criado em 2008, em que são oferecidas oficinas de síntese, com apenas um módulo, e oficinas continuadas, que se prolongam após o termino da programação oficial. Os conteúdos desta modalidade são distribuídos em módulos interdependentes, sempre aos fins de semana. Para serem realizadas, é necessário um número mínimo de 15 participantes, que deverão se inscrever nos cursos completos – não é permitida a participação em etapas isoladas.

Regulamento e ficha de inscrição: http://www.fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário