quarta-feira, 20 de maio de 2009

Seminário Editais de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e com o Banco do Nordeste (BNB), realiza na próxima quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de maio, no Recife, o Seminário Editais de Cultura. O evento reunirá gestores públicos, empresários, diretores de patrocínio de empresas públicas e privadas, produtores, entidades, artistas e agentes da cultura para debaterem o uso de editais, com vistas a difundir e aperfeiçoar as práticas de seleção pública de projetos culturais.

O Seminário Editais de Cultura será realizado no Auditório do BNB, localizado à Av. Conde da Boa Vista, nº 800. Na abertura do evento, às 10h, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, lançam a ação Microprojetos Mais Cultura e anunciam a publicação, em 30 dias, de editais de seleção pública nos 11 estados que integram o semiárido. A ação investirá R$ 13,5 milhões em projetos culturais no semiárido brasileiro, com foco em jovens entre 17 e 29 anos, oriundos de áreas de vulnerabilidade social. Serão beneficiadas cerca de 1,2 mil iniciativas, cada projeto recebendo uma quantia de até 30 salários mínimos.

Além do MinC, anunciarão novos editais a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Casa da Moeda do Brasil. O BNB lançará, em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um edital com investimento de R$ 6 milhões para o desenvolvimento cultural do Nordeste.

O Seminário será estruturado em mesas temáticas, onde serão apresentadas experiências de gestores públicos e privados em várias etapas do processo de seleção pública, como a capacitação de proponentes, a escolha dos critérios de avaliação e o acompanhamento dos projetos selecionados. Para o gerente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Henilton Menezes, “o encontro é uma oportunidade singular de compartilhamento de experiências, pois assim como o BNB, várias instituições têm casos exitosos na construção desse processo democrático de patrocínio via edital”.

Na sexta-feira, dia 22, às 14h, haverá a mesa Cultura e Desenvolvimento, que contará com a presença de especialistas no tema como os pesquisadores Tânia Bacelar, Lia Calabre e Biágio Mendes Júnior e a chefe do departamento da área industrial do BNDES, Luciane Gorgulho. Também estarão presentes o secretário de Políticas Culturais do MinC, José Luiz Herencia; o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e superintendente do Sesi Nacional, Antônio Carlos Brito Maciel; e o presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste, Márcio Meirelles, dentre outras autoridades.

Fonte: http://mais.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário